Vane fala em confiança em Rui para realizar o sonho da barragem

Rui Costa e Claudevane Leite
Ascom/Pedro Augusto

A retomada das obras de construção da barragem do Rio Colônia, em Itapé, cuja autorização será assinada pelo governador Rui Costa, na segunda-feira, às 14 horas, após a inauguração do novo auditório e pavilhão de aulas e administrativo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) é destacada pelo prefeito Claudevane Leite que se diz muito confiante. “O governador cumpre a promessa que fez ao povo de Itabuna, depois de nosso encontro na inauguração da rodovia Itacaré-Taboquinhas em julho passado”, afirma. 

Vane renovou seu otimismo com a previsão de que a obra de construção da barragem no Rio Colônia seja retomada nos próximos 60 dias. “O governador Rui Costa realmente tem a obra entre as prioridades de seu primeiro ano à frente do  Governo da Bahia. A conclusão da obra é investimento que vai resolver, em definitivo, o problema de abastecimento de água de Itabuna que não pode mais esperar para atender à demanda de abastecimento da população”, ressaltou.

O prefeito de Itabuna também destacou o empenho das equipes técnicas do Governo da Bahia e da Embasa que trabalharam incessantemente para conclusão do novo processo licitatório por determinação do governador. Há pelo menos 10 dias a Embasa concluiu a licitação da obra da barragem do Rio Colônia, por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC). Foi vencedor do certame o Consórcio Metro Ltda. A nova empresa substituirá a construtora Andrade Galvão, vencedora da licitação da obra, que começou a ser construída em 2012, mas cancelou o contrato.

Além de regularizar o fluxo do Rio Cachoeira, a barragem vai contribuir com a melhoria da qualidade da água e controle da poluição e enchentes.  Para sua construção o investimento básico, que antes era de R$ 32,7 milhões na primeira etapa, será agora de aproximadamente R$ 35 milhões.  “Haverá aumento da oferta de água na captação em Ferradas e a possibilidade de atração de novos investimentos privados para Itabuna e Itapé, cuja população também será beneficiada”, afirma Vane.

De acordo com a agenda, o governador da Bahia desembarca em Ilhéus, onde as 9 hora de segunda-feira, dia 9, assina Ordem de Serviço de construção da 1ª etapa das obras do novo Hospital da Costa do Cacau e entrega o Gasoduto Itabuna / Ilhéus, um investimento da Bahiagás. A solenidade acontece no quilômetro 6 da rodovia Br-415 – Jorge Amado, eixo Ilhéus-Itabuna. Na parte da tarde participa das solenidades no campus da UFSB, em Ferradas.